Se tem um exame que gera dúvidas e até um certo receio, esse exame é a Ressonância Magnética. Muita gente comenta em minhas redes sociais sobre o medo de sentir dor, de ficar muito tempo dentro do aparelho ou de passar por algum tipo de desconforto. Também há quem ache que o exame é barulhento demais, apertado demais, longo demais. E olha, eu entendo essas preocupações!
Como eu sei que quando a gente entende direitinho como funciona um exame, a ansiedade diminui muito, resolvi escrever esse texto para explicar com detalhes para que serve a Ressonância Magnética, como ela é feita, e por que aqui na Ela Diagnósticos esse momento pode ser mais leve do que você imagina.
Orientações iniciais para o dia da sua Ressonância
No dia que você ligar para agendar o seu exame, uma de minhas atendentes irá te passar diversas orientações que vão depender do seu caso específico e da área do seu exame. Em algumas situações, como no caso de mulheres que vão realizar a Ressonância para identificar focos de endometriose, é necessário realizar um preparo com o uso de laxantes e supositório no dia anterior.
Mas fique tranquilo! Você vai receber todas as informações do seu exame por escrito e poderá tirar todas as suas dúvidas.
Ao chegar aqui na Ela no dia do exame, minha equipe médica irá orientá-lo sobre como será a Ressonância no seu caso específico. Afinal, existem muitas peculiaridades dependendo da área do seu exame e do que o seu médico solicitou. Nesse momento você pode tirar todas as dúvidas que ainda possui. Não tenha vergonha, o ideal é que você faça o exame com o coração tranquilo.

Ressonância Magnética e o uso de contraste
O contraste é uma substância que usamos para melhorar as imagens feitas durante um exame. Normalmente, ele é injetado na veia do paciente e ajuda a destacar certas áreas do corpo nas imagens, permitindo identificar detalhes que poderiam passar despercebidos caso o exame tivesse sido realizado sem o contraste.
O tipo mais comum de contraste usado na Ressonância Magnética é feito de gadolínio, um elemento seguro e eficaz que funciona alterando temporariamente o campo magnético no corpo, melhorando a nitidez das imagens. Isso é muito importante para que o seu médico consiga ter uma leitura mais nítida do exame e possa identificar inflamações ou até mesmo tumores.
Apesar de parecer estranho permitir o uso de uma substância que você não conhece bem, o contraste pode fazer total diferença em sua vida! Muitas lesões somente podem ser identificadas com o uso do contraste na Ressonância.
Aqui na Ela, todos os pacientes passam por uma entrevista inicial com um especialista para que todos os riscos sejam avaliados em conjunto. Dessa forma, a equipe médica e o paciente podem ficar bastante seguros ao longo do procedimento.
As chances de reação do contraste são baixíssimas, mas vou te falar quais são:
- Coceiras
- Dor de cabeça leve
- Vermelhidão na pele
- Sensação de calor pelo corpo.
Nos raros casos em que há alguma reação, além de ser leve, ela costuma ocorrer nos primeiros 5 minutos após o contato com a substância. Ou seja, o paciente ainda vai estar na clínica e poderá receber qualquer tipo de assistência necessária. Não há por que se preocupar!

Cuidados após a Ressonância Magnética
A Ressonância Magnética não é um exame invasivo, ou seja, não requer nenhum tipo de repouso após o exame. Existem alguns casos, entretanto, que o paciente precisa fazer uso de laxantes antes do exame e, nesse caso, é recomendável que ele passe o restante do dia em casa para seu próprio conforto.
Se você precisa realizar esse exame, conte com a gente. Estamos prontos para te receber com todo cuidado, tecnologia e acolhimento que você merece!
E se quiser saber mais sobre esse ou outros assuntos de saúde, acesse minhas redes sociais!
Instagram: @eladiagnosticos
Contato: (62)3212-7404
* O conteúdo desse texto é informativo e não deve, em momento nenhum, substituir a consulta médica!