Como é feito o exame de ressonância para endometriose profunda?

A endometriose é uma condição que afeta milhões de mulheres em todo o mundo e que pode impactar de forma significativa a qualidade de vida. Dores intensas no período menstrual, desconforto pélvico, dificuldade para engravidar e até alterações intestinais ou urinárias são alguns dos sintomas mais comuns.

Quando há suspeita de endometriose profunda, a investigação precisa ser feita de forma detalhada, já que se trata da forma mais avançada da doença. A ressonância magnética da pelve com protocolo específico para endometriose é um dos exames mais importantes para o diagnóstico preciso e para o planejamento do tratamento.

Como muitas mulheres têm medo de realizar esse exame e acabam ficando sem um diagnóstico concreto, reuni minha equipe de médicos para explicarmos como funciona a ressonância magnética para endometriose profunda, quando ela é indicada e o que você pode esperar no dia do exame.

Afinal, o que é a endometriose profunda?

A endometriose é uma condição em que o tecido que normalmente reveste o interior do útero (onde ocorre a menstruação) começa a crescer fora do útero e aparecer em outras partes do corpo, como nos ovários, trompas de falópio, intestinos e outras áreas da pelve.

Acontece que, mesmo estando fora do útero, esse tecido funciona normalmente e, no período menstrual, ele se espessa e sangra. Como esse sangue não tem para onde ir, ele fica preso dentro do corpo, causando muita dor, inflamação e cicatrizes.

Como muitas mulheres demoram bastante tempo para descobrirem que possuem essa doença, acabam não realizando o tratamento adequado para a doença. Por isso, é importante estar atenta aos principais sintomas da endometriose: dores pélvicas crônicas, que normalmente costumam se intensificar durante o período menstrual, dificuldade para engravidar, dores durante a relação sexual, sangramentos na urina e nas fezes e cólicas menstruais com dores excessivas. Em alguns casos, porém, a endometriose é completamente silenciosa.

Na chamada endometriose profunda, as lesões podem infiltrar tecidos com profundidade maior que 5 milímetros, atingindo estruturas importantes da pelve. É uma forma mais grave da doença, que costuma estar associada a sintomas intensos e que exige diagnóstico preciso para que o tratamento seja adequado.

Como é feito o diagnóstico da endometriose profunda?

O diagnóstico da endometriose pode ser desafiador devido à diversidade de sintomas e à localização do tecido endometrial. A Ressonância Magnética atualmente é considerada uma das melhores opções disponíveis pois ela oferece imagens detalhadas e de alta resolução dos órgãos pélvicos, dos tecidos e até mesmo de cicatrizes. 

No dia anterior à realização do exame, é preciso fazer um preparo intestinal com o uso de laxantes e uma dieta com alimentos mais leves. Esse preparo é importante para limpar o intestino de todos os resíduos alimentares que possam atrapalhar a visualização dos pequenos focos de endometriose profunda.

Mas não se preocupe! Caso você realize a sua Ressonância aqui na Ela Diagnósticos você vai receber todas as instruções que precisa seguir.

Apesar de parecer um exame assustador, a ressonância é muito tranquila. Aqui na Ela oferecemos um tratamento humanizado. Durante o exame a paciente fica deitada o tempo todo com fones de ouvido, escutando a playlist que ela escolher e tendo a vista de um lindo céu com flores de cerejeira. Se mesmo assim você estiver com medo, lembre-se: esse exame pode ser o responsável por diagnosticar uma doença e te dar a oportunidade de realizar o tratamento adequado e aumentar sua qualidade de vida.

Após a Ressonância Magnética a paciente recebe um laudo do exame e, caso indique a endometriose, é importante levar o resultado para discutir as melhores formas de tratamento com o ginecologista.

A importância do diagnóstico precoce

Quanto mais cedo a endometriose profunda é diagnosticada, maiores as chances de controlar os sintomas, preservar a fertilidade e evitar complicações. Por isso, caso você apresente qualquer dos sintomas da doença, não feche os olhos para o que o seu corpo está tentando dizer. Procure o seu ginecologista de confiança para começar a realizar a investigação para essa doença.

Na Ela Diagnósticos, nosso compromisso é oferecer um atendimento completo: desde a tecnologia de ponta até o cuidado humano que faz toda a diferença. Aqui, cada paciente é vista como única, com sua história, seus medos e suas expectativas.

Cuidados após a Ressonância Magnética

A Ressonância Magnética não é um exame invasivo, ou seja, não requer nenhum tipo de repouso após o exame. Existem alguns casos, entretanto, que o paciente precisa fazer uso de laxantes antes do exame e, nesse caso, é recomendável que ele passe o restante do dia em casa para seu próprio conforto.

Se você precisa realizar esse exame, conte com a gente. Estamos prontos para te receber com todo cuidado, tecnologia e acolhimento que você merece!

E se quiser saber mais sobre esse ou outros assuntos de saúde, acesse minhas redes sociais!

Instagram: @eladiagnosticos

Contato: (62)3212-7404

* O conteúdo desse texto é informativo e não deve, em momento nenhum, substituir a consulta médica!

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Está procurando um ___ de confiança?

O Dr _________ possui vasta experiência em tratamento de _________. Preza sempre pelo atendimento humanizado e ético, com acolhimento e respeito às individualidades de cada paciente.

Leia também...

Posts Relacionados

Para sua maior segurança, atualizamos a Politicas de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando na nossa página, entendemos que você está ciente e de acordo.